-
Arquitetos: Unemori Architects
- Área: 156 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Kai Nakamura
-
Fabricantes: Daiko, Studio Onder de Linde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas casas co-existem em uma tranquila área residencial repleta de verde. Uma é a minha própria casa e a outra é da família da minha cunhada. Embora as duas famílias quisessem viver independentemente, elas também desejavam apoiar uma à outra e estabelecer um espaço comum, com um jardim e um estúdio, para desfrutar de um estilo de vida que permitisse uma sensação de expansão que é difícil de alcançar em uma única casa.
Dividimos um terreno no sentido longitudinal e construímos uma casa estreita de cada lado. Entre as duas casas há uma viela de cerca de 16 metros de comprimento e 1,8 metros de largura, que serve de acesso às duas casas. A viela é um jardim de passagem e uma zona de amortecimento que ajuda a manter uma distância adequada entre as duas famílias.
Uma cobertura se expande acima das plantas e sobre a bacia de contenção, de modo que a viela permita que os membros de cada família entrem e saiam diretamente sem a necessidade de entrar pelas respectivas entradas. Este espaço pretende ser uma zona intermediária que atua como parte do interior, ao mesmo tempo, em que pertence ao exterior.
Cada casa tem um espaço contínuo que funciona como uma única sala com vários níveis de piso e cobertura. O nível do telhado foi cuidadosamente ajustado para permitir privacidade, vistas, iluminação para o interior, e ventilação. Diversas janelas foram instaladas em diferentes direções. A casa é uma única sala grande que olha para o céu, tendo vistas da superfície da parede e do terraço um do outro através da viela, com luz e sombra ao conectar espaços de vários tamanhos. Este espaço convexo-côncavo e irregular foi construído utilizando vigas de quilha de madeira instaladas na direção longitudinal. O espaço extensível faz crescer o nosso sentido de vida e expande-se para além da área física. Nosso objetivo é criar coerência ambiental reunindo pequenos lugares.